Primeiramente a ciclagem de aquário consiste em equilibrar o ecossistema a partir do desenvolvimento das bactérias benéficas.
Dessa forma a estabilidade e segurança do ambiente onde os peixes vão viver.
O que é ciclagem de aquário?

Ciclo do Nitrogênio – Entendendo cada etapa do processo do ciclo dentro do ecossistema do aquário
A ciclagem de aquário é essencial ao aquário recém montado, assim garante o equilíbrio do ecossistema.
Portanto tem como objetivo desenvolver o ciclo biológico, também conhecido como ciclo do nitrogênio ou o ciclo de azoto.
Em primeiro lugar todo o processo se inicia com a conversão dos restos de alimentos e fezes dos peixes em amônia.
BACTÉRIAS NITRIFICANTES
As bactérias nitrificantes transformam compostos tóxicos potenciais do nitrogênio (amônia) em nitrito presente na água e, logo após, em nitrato, através da oxidação bioquímica.
A amônia tóxica (NH3) em altas concentrações provoca a morte do peixe, e assim entra pelas guelras alterando o pH do sangue, portanto quanto maior a temperatura e pH, mais tóxica é.
Além disso, as chamadas bactérias Nitrosomonas asseguram a transformação da amônia tóxica em nitrito (NO2).
Portanto as bactérias que decompõem o nitrito precisam de um tempo maior para se formar no aquário novo. Além disso, durante este período pode ocorrer um pico de nitrito.
Apesar disso o nitrito em grandes concentrações também é tóxico para os peixes, portanto caso não existam bactérias nitrificantes no interior do aquário o ciclo não é completado e os nitritos não serão transformados.
Enfim as chamadas bactérias Nitrobacter transformam o nitrito (NO2) que é tóxico em nitrato (NO3) que é menos tóxico.
Por outro lado serve de nutriente para as plantas que usarem como fertilizante e que removem o nitrato da água.
As plantas nem sempre são capazes de consumirem todo o nitrato produzido, e com o passar do tempo se acumula, portanto da necessidade de trocas parciais da água (TPA) para o reduzir o nitrato, evitando também o crescimento de algas.
Por fim o ciclo do nitrogênio se estabiliza e tudo funciona para o bom desenvolvimento do aquário.
QUANTO TEMPO É PRECISO PARA A CICLAGEM O AQUÁRIO?

É preciso tempo e muita paciência para colocar seu primeiro peixe no aquário, o mais importante é fazer a ciclagem bem feito para o sistema funcionar bem.
O tempo de ciclagem pode durar de algumas semanas ou até meses para a formação completa das colônias de bactérias nitrificantes, além disso um aquário novo não há micro-organismos.
Portanto são fundamentais para a vida no aquário.
Sobretudo é muito importante que nesse começo se introduza poucos e pequenos peixes a depender do tamanho do aquário.
Nesse sentido ofereça pequenas quantidades de alimentos aos peixes, posteriormente produzir alimento para o desenvolvimento das colônias de bactérias.
Dessa forma lembre do risco de picos de amônia, nitrito e nitrato na água.
O QUE SÃO OS ACELERADORES BIOLÓGICOS?

Os aceleradores biológicos evitam o chamado de síndrome do aquário novo, ainda mais que não existe nenhuma bactéria benéfica no começo da montagem do aquário novo.
Hoje a princípio no mercado existem os chamados aceleradores biológicos.
Em outras palavras, aceleram o processo de ciclagem e colonização das bactérias nitrificantes, portanto diminui muito o tempo de ciclagem do aquário.
Esses aceleradores biológicos são bactérias vivas, e assim também auxiliam principalmente na ciclagem de aquários novos.
Assim como alguns deles diminuem as concentrações de amônia e nitrito que são tóxicas.
O QUE EU PRECISO PARA A CICLAGEM DE AQUÁRIO?

Testes são ferramentas importantes dentro do hobby, mantém os parâmetros da água de acordo com os peixes no aquário.
Em primeiro lugar, tempo e paciência, portanto essenciais para o sucesso da ciclagem de aquário.
Quanto mais tempo de ciclagem, então maior será a colônia de bactérias.
Por fim, nesse período de ciclagem o sistema de filtragem será um fator essencial, e nesse meio tempo determinará o tempo total de ciclagem.
Ao passo que as bactérias vão se fixar nas camadas biológicas do filtro.
De maneira idêntica as bactérias também se fixam nos vidros, enfeites, rochas e tudo dentro do aquário, mas em menor quantidade.
”Uma dica muito importante é possuir os testes de amônia e de nitrito, todavia não são itens obrigatórios, mas sem estes testes fica difícil de acompanhar os níveis de amônia e de nitrito.
Porém recomendo que tenham estes testes sempre que possível para usar em algum eventual problema com os parâmetros da água, ainda mais seus peixes merecem ter uma qualidade de água ideal.